LEITURA
O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO!
Iniciemos com as duas leituras: Evangelho de Lucas 10:9-12 e Mateus 10:1-7.
Lucas: 10:9-12: Missão dos 72 discípulos.
“Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. Mas se entrardes em alguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma.
Mateus 10:5-7: A escolha dos doze apóstolos.
“Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: “Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria; ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel. Por onde andardes, anunciai que o Reino dos Céus está próximo.”
Segundo o Evangelho de Lucas, “Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos” (Lucas 6:13).
“Estes preencheram os dois requisitos básicos do apostolado no sentido restrito: eles acompanharam Jesus durante Seu ministério aqui, e eram testemunhas da Sua ressurreição (At. 1:20-22). Por causa disto eles tinham autoridade especial na Igreja (At 15:2, 4, 6; 2 Ped. 3:2).”
“Sendo assim, todo discípulo é apóstolo, mas nem todo apóstolo é discípulo, contudo, TODOS SÃO CHAMADOS PARA ANUNCIAR O REINO DE DEUS.” Inclusive nos mesmos.
Na carta aos efésios, é revelado a nós que Deus sonhou conosco, antes da formação do mundo, fomos planejados com amor, enquanto no livro do profeta Isaías nos revelado que Ele nos chama pelo nome e nos ama. Quanta graça, e como não anunciar esta graça, viver na graça de um Deus que diz que é o meu salvador.
EFÉSIOS 1:4-8
“E nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.
No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado.
Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência.”
ISAÍAS 43:1;3 – “Não temas pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu.”
“Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador.”
Amados irmãos é necessário entendermos aquilo que Deus fala para nós. Assim como a missão de Jesus foi anunciar o Reino e Deus e dar vida e salvação aquele que se perde pelo caminho, nós também recebemos de Deus a missão de anunciar a Deus, contudo, Ele nos chama antes de tudo a conhece-lo, caminhar com ele e sobretudo viver Nele.
LUCAS 4:43
“Mas ele disse-lhes: É necessário que eu anuncie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão.”
LUCAS 19:10
“Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.”
Deus no antigo testamento chama o seu povo para ser suas testemunhas como nos chama hoje e agora.
ISAÍAS 43:8-12
“Fazei comparecer o povo cego apesar de ter olhos, e os surdos que têm ouvidos!
Que todas as nações se congreguem e que os povos se reúnam! Quem dentre eles soube predizer o que se passa, e foi o primeiro que no-lo fez saber? Que apresentem suas testemunhas para justificar suas pretensões, que sejam ouvidas para que se possa dizer: É exato.
Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, e meus servos que eu escolhi, a fim de que se reconheça e que me acreditem e que se compreenda que sou eu. Nenhum deus foi formado antes de mim, e não haverá outros depois de mim.
Fui eu, sou eu o Senhor, não há outro salvador a não ser eu.
Sou eu quem predisse e salvei, e não um deus estranho entre vós. Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, eu sou Deus
O anuncio do Reino de Deus é primeiramente deixar-se ser usado por Deus através do Espírito Santo, que fala em nós e através de nós, que Cristo vem, já veio e está no meio de nós para nos dar vida nova, salvação e Vida Eterna, através de uma vida de arrependimento e conversão.
APOCALIPSE 3:20
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele, comigo.”
APOCALIPSE 22:17
“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.”
Nascemos para servir a Deus e assim como Cristo, servirmos ao nosso próximo como caridade. Jesus amava servir o próximo, Ele, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, foi um exemplo de serviço. Em Lucas 22:27 disse que: “Entre vós sou como aquele que serve.” Ele sabia de sua missão e precisou ensino ao homem, como abandonar o orgulho e suas misérias para viver uma vida nova de humildade e amor.
O apóstolo Paulo na carta aos Romanos 12:1-8 – Nos ensina que recebemos de Deus dons e carismas para o serviço e conforme aquilo que recebemos (todos nós), devemos nos doar e deixar sermos usados por Deus.
Carta aos ROMANOS
“Pois como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos formamos um só corpo em Cristo…” (Rm 12:4-5)
“Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade.” (Rm. 12:6-8).
Quantos dons Deus derrama sobre nós… quantas graças…
Mas como saber quais os nossos dons e como servir a Deus?
A resposta está ainda na Carta aos Romanos, para nós: Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito. (Rm. 12:2)
Na caminhada, o Cristão que deseja ser santo e servir a Deus com amor e com um coração contrito e humilde, precisa sobretudo, renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir Jesus, palavras estas ditas por Jesus no evangelho de Mateus 16:24.
As nossas conversas precisam fluir santidade, nossos pensamentos, aquilo que vemos, lemos ou ouvimos devem nos levar a Jesus Cristo, como aprendemos com a vida dos santos, precisamos desejar ter um coração semelhante ao de Jesus, buscar intimidade com Deus, para que em nossas palavras fluam palavras de vida eterna, não por nós mesmos, mas transmitir tudo aquilo que Deus quer falar para nós, e através de nós, por isso, precisamos ser testemunhas vivas de Cristo, caso contrário, é necessário resistência, resistir às investidas do maligno, pela força do Espírito Santo.
TIAGO 4:7 – “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.”
O servo de Deus, precisa pedir uma vida de santidade, retidão, não olhar sozinho para as coisas do alto, mas levar aqueles que cruzam seus caminhos a também olhar para Deus.
Muita atenção, quando uma pregação te leva a olhar para as coisas materiais, as coisas desta terra, isso tudo passa e não há valor nelas, pois nos enganam, e não tem poder de nos preenchem, pois há em nós um lugar que somente Deus pode ocupar. Jesus disse que só havia uma coisa que jamais passaria, Ele mesmo. Como disse a Marta, nos fala também, só uma coisa nos basta, o Cristo que é vida eterna.
JOÃO 14:6 – Eu Sou o caminho, a verdade e a vida.”
MATEUS 24:35 – “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”
1 JOÃO 2:24-26 – “Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
A pregação deve ter como centro o Anuncio do Reino de Deus e o convite a salvação, pois é o primeiro chamado, essas coisas sobre desbloqueio de mente, palestras sobre vida financeira, como ser bem sucedido, é o desvio que o demônio encontrou para distrair o caminho do cristão, massageando egos. Veja que está cada vez mais difícil pregações sobre esclarecimentos acerca do pecado, conversão e salvação.
É preciso conversão, que nosso coração seja liberto das coisas terrenas, o que deve ser desbloqueado em nós é o pecado, toda mentira e enganação. O meu lugar é o céu, o seu, dos nossos familiares, dos nossos amigos, vizinhos, daqueles aos quais não conhecemos, por isso precisamos anunciar o Amor de Deus, aquele que perdoa, cheio de misericórdia e nos preparou uma Vida Nova, que nos criou para vivermos Nele e Ele em nós.
Paz de Jesus e o amor de Maria!

